
Em 22 anos de existência, pela primeira vez, o Arraial do Pavulagem terá sede própria.
O anúncio da cessão de um imóvel da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) ao Instituto Arraial do Pavulagem foi feita na manhã deste domingo, 14, na Praça da República, durante o show que finalizou o primeiro Arrastão do Pavulagem.
O presidente da Santa Casa, Maurício Bezerra, anunciou o repasse do imóvel, localizado de frente para a Praça dos Estivadores, próximo a Estação das Docas. A cessão será oficializada pelo governo estadual com publicação no Diário Oficial, prevista para a próxima terça-feira, 16.
Para o presidente da Santa Casa, a ação mostra o interesse do governo de fortalecer a cultura popular no Pará. "O Arraial do Pavulagem é um instituto de reconhecido valor cultural para o estado. Para a Santa Casa, como uma instituição tricentenária no Pará, é um orgulho poder apoiar um trabalho tão importante, que visa além do folclore, ações que demonstram preocupação também com o meio ambiente", disse Bezerra.
O Instituto Arraial do Pavulagem promove oficinas com instrumentos de percussão, trabalhado rítmos paraenses como boi bumbá, carimbó, retumbão e mazurca e também ensina sobre o restauro e confecção de brinquedos de miriti, além de se focar para a preocupação com o meio ambiente fazendo o aproveitamento de lixo, utilizado na alegorias usadas durante os arrastões.
Para Júnior Soares, músico do Arraial do Pavulagem e integrante do Instituto, ter uma sede própria, depois de duas décadas de atuação "é a realização de um sonho".
Nenhum comentário:
Postar um comentário