BELÉM (PA) - A exposição fotográfica “Castanhal: Imagens para a história” – um projeto pioneiro idealizado pelo cineasta e fotógrafo Amílcar Carneiro –, marcou a abertura da programação oficial de aniversário dos 77 anos da cidade. Oevento foi realizado noúltimo dia 22, no salão de entrada da Fundação Cultural de Castanhal (Funcast), e contou com a presença de vários convidados e autoridades, entre elas, o prefeito Hélio Leite.
O projeto tem o objetivo de recuperar fotos antigas e expressivas de Castanhal. São 80 fotos dos principais prédios e logradouros públicos da cidade, desde o início de sua colonização até os dias atuais. O trabalho busca mostrar às novas gerações, o processo de transformação urbanística que aconteceu desde os tempos áureos da Estrada de Ferro até sua extinção e posterior reurbanização da cidade. A construção detalhada de uma maquete de Castanhal nos meados da década de 1950, quando a cidade era cortada pelos trilhos da Estrada de Ferro de Bragança, é uma atração à parte.
A maquete, idealizada por Amílcar Carneiro e desenvolvida pelo artista plástico Júlio César – especialista em artesanato em miniatura e maquetista – levou oito meses para ser concluída. Nela, estão reproduzidos, em escala, todos os logradouros públicos, prédios comerciais e residenciais existentes na avenida Barão do Rio Branco, entre a estação da Estrada de Ferro e a Praça da Bandeira, em frente à Igreja Matriz de São José. A maquete traz ainda duas locomotivas puxando vagões de carga e passageiros. O projeto vai fazer parte do acervo cultural da Funcast e ficará em exposição itinerante nas escolas do município. Na Funcast, a visitação segue aberta até o dia 31. A Funcast fica na rua Senador Lemos, centro.
Serviço: A programação de aniversário de Castanhal começa às 9h, com uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de São José.Às 16h, haverá o Jogo Castanhal x São Raimundo (Campeonato Paraense), no Estádio Maximino Porpino. Às 18h, haverá o show “Louvor Gospel”, na Praça do Estrela.
SABE-SE QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, AS PESSOAS DE FORA VALORIZAM MAIS O QUE TEMOS DO QUE NÓS MESMOS, ENTÃO QUE TAL DEIXAR DE ADORAR AS COISAS QUE NOS SÃO IMPORTADAS E CONHECER AS BELEZAS DO NOSSO ESTADO. NESTE BLOG VOU PROCURAR DEIXAR VOCÊ POR DENTRO DAS COISAS INTERESSANTES QUE ROLAM NO NOSSO ESTADO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu

- claudio melo
- Belém, Pará, Brazil
- Claudio Junior, divorciado, 46 anos, uma filha a qual é minha vida, estou criando este blog para divulgar um pouco da minha tapiocaria e nossos produtos. As tapiocas do papai já são um sucesso devido sua qualidade e sabor, prove e comprove
Nenhum comentário:
Postar um comentário