sábado, junho 13, 2009



O que era uma simples brincadeira tornou-se no maior arrastão representativo cultural do Pará. Músicos e compositores se reuniram em uma praça com o objetivo de atrair público para suas apresentações musicais. Depois de duas décadas, o público adora, admira, canta, dança e segue o que no início ganhou o nome de Arrastão do Pavulagem. Neste domingo (14) iniciam os cortejos de 2009 do Instituto Arraial do Pavulagem.

A concentração será na Escadinha, da Estação das Docas, com roda de boi, cantorias e o tradicional arrastão do Batalhão da Estrela que irá recepcionar a chegada do mastro de São João pelas águas da Baía do Guajará. Novas canções e novos arranjos foram preparados para os festejos.

Os tradicionais arrastões juninos do Boi Pavulagem ocorrerão na Praça da República durante os domingos juninos e o primeiro domingo de julho (14,21, 28 de junho e 05 de julho).

A partir das 9h da manhã começam as apresentações musicais do Batalhão da Estrela e de Grupos Culturais convidados, na Praça Pedro Teixeira. (local de concentração do Cortejo). O início do cortejo está previsto para as 10h e percorrerá a Avenida Presidente Vargas até a Praça da República e será finalizado com show musical da Banda Arraial do Pavulagem, no palco montado ao lado do Teatro Waldemar Henrique.

O primeiro domingo junino foi excluído para agraciar o mês de julho com a festa, assim garantem a alegria dos turistas, que chegam nesta época em Belém.

O Instituto Arraial do pavulagem é contistuído pelos músicos Júnior Soares, Ronaldo Silva, Nazareno Silva, Edgar Júnior, Marcelo Fernandes, Rafael Barros e Rubens Stanislaw.

Oficinas - Os ensaios de percussão, canto e dança são realizadas, desde o dia 15 de maio no espaço de Cultura Vanda Cardoso (sede da UNAFISCO), localizada na Praça dos Estivadores, sempre às 19h. Também ocorre no espaço, a oficina de pernas-de-pau, que tem duração de três semanas. 'As oficinas representam um momento de grande encontro de arte e cultura que valoriza a expressão de elementos simbólicos da memória e da atualidade', afirmou o produtor cultural e um dos fundadores do Arraial do Pavulagem, Walter Figueredo. Além das atividades com instrumentos de percussão, que ensinam sobre os ritmos paraenses, mazurca, carimbó, boi bumbá e retumbão, o Instituto realiza ainda oficinas de restauro e confecção de brinquedos de miriti (palmeira da Amazônia) e de reaproveitamento de sucata, garrafas pet e lixo.

Ordem dos Cortejos:

•Bandeiras da abertura
•Bandeira de São João Menino
•Estandartes do boi Pavulagem e santos festeiros
•Cabeções e cavalinhos
•Bandeira do alto-mastro
•Mastros
•Bois convidados: Orube, Malhadinho, Moleque e outros.
•Boi Pavulagem e os quatro vaqueiros
•Batalhão da Estrela
•Canoa da Guiné
•Adereços
•Pernaltas
•Bandeiras da guarnição

Serviço: Arrastão do Arraial do Pavulagem. Nos dias 14, 21, 28 de junho e 05 de julho, a partir das 9h, com concentração na Escadinha da estação da Docas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Claudio Junior, divorciado, 46 anos, uma filha a qual é minha vida, estou criando este blog para divulgar um pouco da minha tapiocaria e nossos produtos. As tapiocas do papai já são um sucesso devido sua qualidade e sabor, prove e comprove