segunda-feira, agosto 03, 2009

Governadora anuncia criação de 60 novos pontos de cultura no Pará





O Pará ganhará 60 novos pontos de cultura, além de 48 espaços de leitura e 48 brinquedotecas, distribuídos por todas as regiões do Estado. O anúncio foi feito pela governadora Ana Júlia Carepa nesta sexta-feira (24), em Curuçá, durante o quarto dia do Circuito Cultural Paraense promovido no município pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).


Ao lado do secretário estadual de Cultura, Edilson Moura, Ana Júlia Carepa adiantou que o convênio que garantirá a implantação dos novos espaços, em parceria com o governo federal, será assinado com ministro da Cultura, Juca Ferreira, em agosto. Os novos espaços culturais serão instalados em instituições que atuam na área cultural e foram selecionadas por edital para receber apoio para o desenvolvimento de ações culturais.


A governadora também ressaltou a importância do Circuito Cultural Paraense e da descentralização das ações da cultura. "O Circuito é um sucesso, agrega associações e grupos de diversos municípios, integrando o Estado. Todas as nossas políticas têm essa marca e o secretário Edilson abraçou esse compromisso. Investir em cultura é investir no que temos de mais importante, que é a nossa identidade, e é um investimento social, pois os jovens passam a ter outra perspectiva de vida".


Edilson Moura garantiu que o Circuito Cultural Paraense continuará acontecendo em outras cidades paraenses, como Marabá e Tucuruí, onde chegará este ano. "Estamos promovendo a troca entre os municípios e valorizando a cultura do Pará, respeitando a diversidade de manifestações." A governadora chegou ao município no final da tarde de sexta para prestigiar o evento e foi recebida por um cortejo de grupos culturais de diferentes lugares, como o Boi Faceiro, de São Caetano de Odivelas, o Grupo de Carimbó Uirapuru, de Marapanim, e o Clube Musical de Curuçá.


No Bosque da Igualdade, local das atividades do Circuito Cultural, Ana Júlia Carepa visitou a Casa de Farinha, onde viu como são feitos vários derivados da mandioca, visitou as barracas com produtos artesanais dos municípios participantes desta etapa do Circuito e também a Casa de Cultura. Ela ainda entregou certificados a participantes das oficinas oferecidas na programação, como as de rádio, de jornal impresso e de pintura mural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Claudio Junior, divorciado, 46 anos, uma filha a qual é minha vida, estou criando este blog para divulgar um pouco da minha tapiocaria e nossos produtos. As tapiocas do papai já são um sucesso devido sua qualidade e sabor, prove e comprove