segunda-feira, fevereiro 16, 2009

CORDÃO DO PEIXE-BOI ARRASTA UMA MULTIDÃO NA CIDADE VELHA




Mais uma vez, o Cordão do Peixe-Boi sai às ruas de Belém, uma ação do Instituto Arraial do Pavulagem que visa fortalecer a cultura paraense, através de cantigas, danças, ritmos e saberes populares. As oficinas preparatórias já iniciaram no CENTUR, sempre às 19hs; o repertório do cordão, denominado de "Cantação de Rua", é composto sempre por letras que remetem a desefa de nossa vida amazônica, contextualizadas através dos rios, aves, flores e outros. Estas músicas escolhidas, foram gravadas com o apoio de NÁ MUSIC com um quinteto de músicos que desenvolvem diversas ações com o Instituto, onde frutificou um registro maravilhoso destas belas cantigas que é a "1ª. Coletânea de Cantigas Populares" que você pode baixar e conferir através do site do Arraial do Pavulagem www.arraialdopavulagem.com.br.

O Peixe-boi é um dos brinquedos que o Instituto elaborou através de um conceito de preocupação com nossa vida na floresta, em desefa da Amazônia; por se tratar de um animal em extinção, indefeso e vítima da caça predatória que é morto quando vai a superfície em busca de ar, o Peixe-boi é o símbolo lúdico da vida neste cordão. Num grande pulsar, o cordão faz de Belém um momento mágico, um cenário alegre e cheio de vida, em sons ecoados nos casarões da velha cidade o Batalhão da Estrela harmoniza todo o cortejo com a participação de foguedos populares como os Mestres de Ourém, o Projeto Orube do Satélite e o mais novo grupo que vem somar e muito nesse momento o Cordão do Galo de Cachoeira do Arari.O Instituto Arraial do Pavulagem sai às ruas de Belém neste período que antecede o carnaval , em dois momentos, no dia 27 de janeiro fará parte da Marcha de Abertura do Fórum Social Mundia que saí às 15hs da tradicional escadinha da Estação das Docas rumo à São Braz e finalmente no dia 15 de fevereiro no Cordão do Peixe-Boi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Claudio Junior, divorciado, 46 anos, uma filha a qual é minha vida, estou criando este blog para divulgar um pouco da minha tapiocaria e nossos produtos. As tapiocas do papai já são um sucesso devido sua qualidade e sabor, prove e comprove