segunda-feira, fevereiro 09, 2009

DANÇA DO AÇAI


DANÇA DA LENDA DO AÇAÍ
Há muito, quando Belém ainda não existia, os Índios eram os moradores do local, e nessa época a fome e a falta de comida assolava-os. O cacique da tribo, decidiu então que qualquer criança que nascesse seria morta pois não haveria alimento suficiente para elas. Por azar do destino, sua filha IAÇÁ engravidou e deu à luz uma bela menina, que infelizmente não escapou da sentença de morte de seu avô. .

Sua filha então chorou durante vários dias e noites lamentando a perda de sua filha, quando numa noite enluarada ela avistou uma palmeira esguia, onde podia se ver frutos escuros, e no pé desta palmeira sua filha a esperava de braços abertos. Ela correu para lhe abraçar, e o fez com tanta vontade e felicidade que acabou morrendo abraçada aos pés da palmeira. No outro dia seu pai a encontrou morta e percebeu em seu rosto um olhar de felicidade que mirava para o alto em direção as frutas. O cacique mandou apanhar esta fruta e verificou que se podia extrair um suco viscoso que foi usado para saciar a fome de toda a tribo. Deste dia em diante, a sentença de morte foi extinta e em agradecimento a TUPÃ e homenagem à sua Filha IAÇÁ, deu o nome de AÇAÍ àquela fruta.

Esta Dança foi criada em homenagem a fruta típica de nossa região. Sua coreografia é de pares soltos em circulo que fazem marcações com os objetos que levam nas mãos, ocorrem giros, pulos e manejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Claudio Junior, divorciado, 46 anos, uma filha a qual é minha vida, estou criando este blog para divulgar um pouco da minha tapiocaria e nossos produtos. As tapiocas do papai já são um sucesso devido sua qualidade e sabor, prove e comprove