segunda-feira, fevereiro 16, 2009

CORDÃO DO PEIXE-BOI


CANTAÇÃO DE RUA
1ª. Coletânea de Cantigas Populares
O Instituto Arraial do Pavulagem desenvolve desde 2003 o tradicional Cordão do Peixe-Boi, uma ação educativa, artística e de mobilização socioambiental de rua que visa ampliar a cultura, a solidariedade, o respeito, a paz e a harmonia entre os seres vivos do planeta. O Cordão propõe a imersão dos participantes do processo em vivências que propiciem o contato com os valores éticos, estéticos e culturais, gerados nas Oficinas e Aulas Públicas, Rodas Cantadas, nos Seminários e Cortejo de Rua, reafirmando a proeza de que outro mundo é possível. Só depende de nós! A referência simbólica deste acontecimento é o Peixe-Boi (o boi das águas). É um mamífero pré-histórico, extremamente dócil que tem resistido ao tempo, mas que está em processo de extinção, alvo da pesca predatória, da impunidade e do desrespeito à fauna da região Amazônica. O Peixe-Boi é do grupo dos sirênios, nome de origem mitológica, em razão de sua cauda e de seu canto (vocalizações), semelhante ao das sereias. O preocupante é que ele tem uma baixa taxa de reprodução. As fêmeas têm geralmente um filhote a cada três anos, sendo um ano de gestação e dois de amamentação.A fragilidade do peixe-boi, diante da atitude agressiva contra o meio ambiente e sua fauna, estimula a consciência ecológica, o compromisso com a valorização da vida e o fortalecimento dos rituais de partilha de saberes ancestrais. É a vida que se ergue do fundo das águas, de forma vibrante, transmutada pelo imaginário das pessoas, no brinquedo – um grandioso Peixe-Boi - que sobrevoa, encanta e ensina a todos que a beleza, a poesia e os mistérios da natureza precisam ser compreendidos e preservados.
Este repertório musical corresponde à série CANTAÇÃO DE RUA – 1ª. Coletânea de Cantigas Populares – que será estritamente utilizado como suporte teórico-pedagógico para orientar e atender os alunos das Oficinas de Canto Popular do Projeto - Ponto de Cultura - Arraial do Saber e o Cordão do Peixe-Boi do Instituto Arraial do Pavulagem. Compreende as ações culturais de fomento e de parcerias que ocorrem no Batalhão da Estrela, Projeto Orube do Satélite em Belém e no Cordão do Galo em Cachoeira do Arari. Hoje, um dos nossos maiores desafios tem sido conjugar o verbo cantar. Sabe-se que o canto, quando bem intencionado, é a mais bela expressão da alma. Quando se canta espantam-se os males... Então, selecionamos este precioso mosaico musical, que enuncia mensagens positivas e converge com o espírito do nosso trabalho: o ofício de educar a sensibilidade das pessoas pela música e, assim, eternizar as criações artísticas de autores fundamentais da tradição musical brasileira. Somos muito gratos pela riqueza de composições musicais que marcam/afirmam o pensamento destes autores/criadores. Eles anunciam um mundo mais harmônico nas palavras musicadas deste cancioneiro popular. Inspira e consolida a relação cultura-natureza, destinada à formação das gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Claudio Junior, divorciado, 46 anos, uma filha a qual é minha vida, estou criando este blog para divulgar um pouco da minha tapiocaria e nossos produtos. As tapiocas do papai já são um sucesso devido sua qualidade e sabor, prove e comprove