quarta-feira, fevereiro 11, 2009

se prepare para as chuvas




Maré alta e chuvas fortes vão castigar Belém este mês

Moradores de doze bairros de Belém devem ficar em alerta para os níveis de chuva de hoje e de amanhã. É que a combinação com a maré alta deste mês pode provocar mais alagamentos na cidade. A Defesa Civil identificou 32 pontos de alto risco. O chefe operacional do órgão, capitão Arthur Teixeira, afirma que as previsões pluviométricas e de maré já apontam para um quadro preocupante esta semana. Hoje, por exemplo, a maré alta deve atingir 3,4 metros de altura às 12h13.
Pela previsão meteorológica, deve chover sete milímetros. Amanhã, quando a maré atingirá o pico do mês, chegando a 3,6 metros de altura por volta da meia-noite e 17 minutos, são esperados seis milímetros de chuva. O dia de maior apreensão, porém, é a quinta-feira, 12, quando a maré alta deverá atingir 3,5 metros e a chuva, oito milímetros. Se a chuva for intensa no mesmo horário da cheia, os alagamentos são prováveis, diz o capitão.
A previsão meteorológica aponta chuvas à tarde e à noite, com céu nublado pela manhã. Será assim durante todo o mês, segundo a meteorologista Ailce Barros. Ela revela que estão sendo esperadas chuvas moderadas a fracas. Será um quadro parecido ao do observado nos últimos dias. Para o chefe operacional da Defesa Civil, o momento é de alerta. Por isso, quem estiver em áreas de risco deve se preparar para providenciar soluções, como suspender os móveis.
O capitão aponta a avenida Fernando Guilhon e a rua dos Mundurucus, ao lado da travessa Quatorze de Março, como as mais críticas porque o transbordamento do canal pode atingir uma faixa extensa de casas. O coordenador da Defesa Civil está discutindo a experimentação de uma medida simples que não evitará o alagamento das casas, mas poderá ajudar os moradores a diminuírem os prejuízos.
A proposta é entregar às pessoas que moram em áreas de risco uma garrafa peti transformada em medidor pluviométrico. Um adesivo colado à garrafa marcará o nível em que a chuva coletada já aponta para risco iminente de alagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Belém, Pará, Brazil
Claudio Junior, divorciado, 46 anos, uma filha a qual é minha vida, estou criando este blog para divulgar um pouco da minha tapiocaria e nossos produtos. As tapiocas do papai já são um sucesso devido sua qualidade e sabor, prove e comprove